Joias do Polo Joalheiro do Pará fazem sucesso no Rio de Janeiro

Os designers paraenses  Marcilene Rodrigues e Ivam Silva durante abertura da exposição, na Rajathan. FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação
Joias criadas e confeccionadas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará estão sendo expostas e comercializadas, desde 09 de abril, na loja Rajasthan, especializada em joias de design nacional e internacional, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Com design contemporâneo, que incorpora símbolos e ícones da diversidade cultural amazônica e modelos de sustentabilidade, o trabalho dos paraenses está chamando a atenção de artistas e personalidades brasileiras e de outros países, como a atriz americana Halle Berry, que comprou dois braceletes da coleção. A exposição, que acontece trimestralmente, é uma vitrine para o trabalho de joalheria do Brasil e do exterior.

Convidados pelo proprietário da loja, Sérgio Carvalhal, e por Cristina Franco, jornalista e consultora de Moda e Estilo, seis designers paraenses participam da exposição, que tem curadoria assinada pela jornalista e pode ser visitada durante três meses.

Bracelete criado por Fábio Monteiro
FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação
Cerca de 50 peças do Polo Joalheiro integram a mostra. Além das joias, a exposição agrega acessórios de moda e manualidades, criados por Marcilene Rodrigues, Rosáurea Simões, Ivete Negrão, Joseli Limão, Ivam Pereira e Silva e Fábio Monteiro. Os designers fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, e gerenciado pela Organização Social (OS) Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Fivela criada por Ivan Silva. FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação
As joias são trabalhadas em metais nobres, como ouro e prata, com matéria prima da região, como madeira e gemas minerais. Ivam Silva e Marcilene Rodrigues, que estiveram no Rio de Janeiro representando o grupo de designers, destacaram que as peças têm tido grande aceitação do público e que outras ações desse tipo já constam de suas agendas.

A exposição já foi visitada por personalidades de destaque da cena artística e da sociedade carioca, como Gisela Amaral e Tânia Caldas, a atriz paraense Rosamaria Murtinho, a baronesa parisiense Silvia Amélia de Wadner, a deputada estadual Alice Tamborindeguy, a promoter Lalá Guimarães e a empresária Tânia Calado.
A promoter Lalá Guimarães e Sérgio Carvalhal. FOTO Sebastião Marinho - Divulgação
REFERÊNCIA – Para Marcilene Rodrigues, poder mostrar seu trabalho em um espaço, que é referência mundial na área de joalheria e acessórios de moda, é uma experiência marcante. “Ele (Sérgio Carvalhal) faz uma compilação de vários locais, com trabalho de artesãos e designers de várias partes do mundo. São peças que podem ser encontradas em lugares distintos, como Índia, países da África e Nova Iorque”, ressaltou.

Marcilene atribui o sucesso das joias não só ao exotismo das criações, como ao trabalho de Cristina Franco. “Foi dedicação total, tanto na indicação quanto no trabalho de curadoria e movimentação de mídia. Foi um projeto independente, e ela foi responsável por tudo isso”, enfatizou a designer, explicando que outros profissionais de criação do Programa Polo Joalheiro já demonstram interesse em participar do projeto.
Ivan Pereira e Silva e Maria Pia mostram fivelas criadas pelo designer: coleção "O Luxo e a Riqueza da Amazônia". FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação

Admiradora do trabalho desenvolvido pelo Polo Joalheiro do Pará, Cristina Franco destacou a importância da projeção dos profissionais do espaço. “Nós temos, no Pará, pessoas de grande talento, uma mão de obra criativa e de qualidade. Na minha visão, o gargalo do setor está na comercialização, na inclusão produtiva. E eu, que trabalho com mercado e pesquisa de mercado, estou fazendo esta parceria com a Rajasthan”, explicou a jornalista.

A parceria de Cristina Franco com o Espaço São José Liberto começou em 2011, quando ela assinou a curadoria da primeira coleção de Acessórios de Moda do espaço: “Manualidades: lapidando tendências”, lançada na primeira edição da Casa Cor Pará.

Ela também esteve à frente da coleção “Manualidades e Design – Rio+20”, exposta e comercializada durante a Conferência, na loja do Copacabana Palace, resultado de um workshop de criação de produtos coordenado pela consultora.
Cristina Franco e Gisela Amaral, experientando bracelete dos designers paraenses. FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação
INOVAÇÃO - Para a diretora do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, o sucesso da exposição pode ser creditado a vários fatores, dentre os quais o talento dos designers que participam do Programa Polo Joalheiro e o empenho dos parceiros que promovem a iniciativa. Ela também destacou os investimentos que o governo do Estado, por meio da Seicom, tem feito no Espaço São José Liberto, desde a sua criação. “São investimentos adequados à consolidação de uma política pública cunhada na economia criativa, que apoia o setor joalheiro, a moda e o artesanato”, ressaltou.

Baseado em um modelo de gestão inovador, o Programa Polo Joalheiro do Pará funciona no Espaço São José Liberto há 10 anos, a partir de um modelo de gestão que envolve governo, terceiro setor e setor privado.

Segundo Rosa Helena Neves, todas as ações desenvolvidas no Espaço têm como estratégia a valorização da cultura para a geração de trabalho e renda, tendo como principais eixos de intervenção ações de capacitação, comercialização e gestão. “O fortalecimento das ações de promoção comercial junto às microempresas participantes do Polo Joalheiro é um marco para este sucesso”, complementou a diretora.

Halle Berry elogiou joias dos designers paraenses. FOTO: Divulgação
REPERCUSSÃO - O sucesso das joias do Polo Joalheiro do Pará na exposição do Rio de Janeiro tem repercutido em colunas, blogs e sites especializados, como o da jornalista Lu Lacerda (Portal IG). Ela destacou que a atriz Halle Berry, que esteve no Rio recentemente divulgando o filme “Chamada de Emergência”, do qual é protagonista, “adorou as peças feitas pelo Polo de joias do projeto São José Liberto”. As pulseiras adquiridas pela atriz foram confeccionadas em madeira e prata.
O trabalho dos paraenses está chamando a atenção de artistas e personalidades brasileiras e do mundo, como a atriz americana Halle Berry FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação
Já o blog “40forever”, assinado por Maria Pia Marcondes Ferraz, Ana Cecília e Bebel, enfatizou o trabalho dos designers Marcilene Rodrigues e Ivam Silva. Criador do “Ostensório” e da “Capela São José”, manualidades em madeira, prata e gemas (como o citrino redondo facetado e o cristal), Ivam Silva foi comparado ao joalheiro russo Peter Carl Fabergé, famoso por criar, para os czares da Rússia, ovos de Páscoa coloridos, preparados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, considerados verdadeiras obras primas da joalheria.

“Adorei as novidades e os designers paraenses da biojoia, que é um trabalho com identidade cultural amazônica. São peças sofisticadíssimas de madeira e ouro. Os ovos de madeira feitos pelo nosso Fabergé brasileiro Ivam Pereira e Silva são divinos, assim como as maravilhosas peças de Marcilene Rodrigues. Temos um artesanato made in Brazil incrível que vale realmente a pena ser valorizado e divulgado para o mundo!”, escreveu Maria Pia no seu blog.
Capela São José: manualidade criada por Ivan Silva, que utilizou madeira, prata e gemas minerais diversas. FOTO: Sebastião Marinho - Divulgação





 Ascom/Igama

Leia também aqui: Joias do Polo do Pará expostas no Rio de Janeiro seduzem a atriz Halle Berry 




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso