Presidenta do Brasil e ministros visitam exposição do Polo Joalheiro do Pará em Portugal

Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com a diretora do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. 
Foto: Pedro Zenkl - Igama Divulgação

A exposição “Cultura e Natureza – O Luxo do Design, Moda e Manualidades da Amazônia”, produzida pelo Polo Joalheiro do Pará e integrante da programação do Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos, que aconteceu de 7 a 09 de junho, em Lisboa, Portugal, foi visitada pela presidenta Dilma Rousseff, acompanhada da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pelo ministro do Desenvolvimento. Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

O evento marcou o encerramento das atividades do “Ano do Brasil em Portugal/Ano de Portugal no Brasil”, no Espaço Brasil, onde foram expostos joias, acessórios de moda e manualidades, criados e produzidos por profissionais do Polo Joalheiro do Pará. A exposição repercutiu em veículos da imprensa nacional e internacional, como a Agência Brasil e sites portugueses.

A exposição foi uma realização da Secretaria de Economia Criativa, em parceria com o governo do Pará, por meio das Secretarias Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), com apoio cultural da loja portuguesa Arte Assinada - Concept Store.
 Dilma Rousseff observa as peças da exposição. Foto: Pedro Zenkl - Igama Divulgação

Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto, e Airton Fernandes Lisboa, diretor de Desenvolvimento de Comércio e Serviço da Seicom, presentearam Dilma Rousseff com o livro “Joias do Pará: Design, Experimentações e Inovação Tecnológica nos Modos de Fazer”. A obra retrata as principais experiências do Programa Polo Joalheiro do Pará, o design de joias artesanais, questões mercadológicas, estudos sobre muiraquitãs, processos técnicos e pesquisas do setor joalheiro paraense, como o design diferenciado de lapidação e as gemas vegetais.

“O encontro serviu, de uma forma geral, para mostrar o quanto Portugal valoriza e trabalha a cultura e a arte como atividades econômicas. Já para o Brasil, representou a certeza de que temos um grande espaço para exploração econômica de manifestações artísticas e culturais, transformando-as em negócios criativos e sustentáveis, capazes de mudar a situação econômica e social da população de muitos territórios”, destacou Airton Lisboa Fernandes, que representou o governo do Pará no encontro, junto com a diretora do Polo Joalheiro.

“Para o nosso Estado, além da oportunidade de ser mostrado um projeto de sucesso internacional, já definido como um espaço criativo, consolidado e reconhecido internacionalmente, que é o Espaço São José Liberto, foi possível mostrar um pouco do nosso design, da arte e cultura, assim como a competência dos nossos designers, artesãos e outros profissionais que integram e trabalham neste espaço. Tenho a plena convicção de que, no mínimo, impressionamos ou deixamos impressionados aqueles que nos visitaram, inclusive a presidenta da República do Brasil, Dilma Rousseff, e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, dentre outras autoridades brasileiras e portuguesas”, reiterou o diretor da Seicom.
 Joias e acessórios de moda expostos em Portugal, criados pelas designers Helena Bezerra, Lídia Abrahim, Clara Amorim e Marcilene Rodrigues. Foto: Otávio Gomes

Criatividade – A exposição foi visitada pelos participantes do encontro e pelo público do Espaço Brasil, considerado ponto de encontro com a cultura brasileira em Portugal. Os visitantes viram de perto as 44 peças, que representam os setores criativos do design, joalheria, manualidades, moda e artesanato do Polo Joalheiro.

Entre as joias e acessórios de moda que chamaram a atenção das autoridades brasileiras e portuguesas estavam a bolsa Cuia de Cupuaçu, criação de Izaias Lopes com desenho do designer Argemiro Muñoz, e produção da empresa Joiartemiro, e as carteiras “Palacete Pinho”, criada e produzida pela designer Rosa Castro, e “Memórias I”, criada por Celeste Heitmann, sendo o detalhe em prata uma produção de Sila Brasila, com inspiração no gradil do Mercado de Ferro, obra do período da Belle Époque.

Bolsa "Memórias II", criação da designer Celeste Heitmann. Foto: Otávio Gomes
Celeste Heitmann contou que também levou para a exposição mais duas peças de sua nova coleção: o colar “Memória Afetiva”, produzido em prata com porcelana portuguesa pelo ourives Joelson Leão, e uma bolsa pintada manualmente, retratando o Mercado Ver-o-Peso, confeccionada em cetim e couro, e tendo como diferencial do filtro de papel.

Para Celeste, o fato de o “Pará ter sido escolhido, e o Polo Joalheiro ter seus produtos expostos, foi muito importante, porque a gente teve mais uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho e a nossa cidade para o mundo. As pessoas do encontro e as autoridades puderam observar e acompanhar nosso trabalho nas joias, manualidades e acessórios de moda. Achei maravilhoso!”.

A exposição fez uma grande homenagem à cultura paraense, também retratada em peças como o bracelete Muiraquitã Marajoara, confeccionado com chifre de búfalo e grafismos marajoaras, e o colar Pássaro de Fogo, que contém fibra de miriti e utiliza a técnica da incrustação paraense, desenvolvida no Polo Joalheiro do Pará. A autoria das peças é da designer Helena Bezerra e a produção é da HS Criações & Design. “O encontro foi uma excelente oportunidade para divulgarmos, por meio das nossas criações, a riqueza da nossa cultura marajoara e o nosso trabalho, que é baseado na sustentabilidade, com aproveitamento de matéria prima da região”, ressaltou Helena Bezerra.
 Rosa Helena, diretora do Polo Joalheiro do Pará; Claudia Leitão, titular da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, e Airton Lisboa, 
diretor da Seicom.  Foto: Audax

Parceria – Resultado de um trabalho de parceria entre designers e empresas do Polo Joalheiro, governo do Estado, governo federal e gestão do Espaço São José Liberto, a exposição mostrou o acervo de joias e acessórios de moda de coleções lançadas pelo Polo do Joalheiro, que tiveram consultoria da jornalista e consultora de Moda e Estilo Cristina Franco; da designer Regina Machado, consultora de Estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), e de Rosângela Gouvêa Pinto, coordenadora do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A inspiração na cultura amazônica e a utilização de recursos da natureza marcaram as peças da exposição, assinadas pelos designers e criadores Celeste Heitmann, Ivete Negrão, Eli Cascaes, Joseli Limão, Roseli Matias, Helena Bezerra, Argemiro Muñoz, Júlia Mendes, Rosa Castro, Fábio Monteiro, Izaias Lopes, Marcilene Rodrigues, Ivam Silva, Selma Montenegro, Lídia Abrahim, Nilma Arraes e Clara Amorim.
 A exposição do Polo Joalheiro homenageou a cultura paraense. Foto: Otávio Gomes                  

Já o trabalho de ourivesaria foi de responsabilidade dos seguintes ourives e empresas: Joelson Leão, Francisco de Assis, Reinaldo Santos, Carlos Arcanjo, Alexandre Santiago, D’Sales, Mãe D’Água, Amazonita, Danatureza, HS Criações & Design, Joiartmiro, Rosa Castro, Celeste Heitmann, Sila Brasila, Zeus, Clara Amorim, Ourogema, Montenegro’s e Hanna Mariah.

A exposição “Cultura e Natureza: o Luxo do Design, Moda e Manualidades Amazônicas” teve curadoria de Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto e do Igama, e Clarisse Fonseca, curadora do Igama. O texto de apresentação foi de autoria de João Jesus de Paes Loureiro, escritor, poeta e professor universitário paraense.

Ascom/Igama


Leia na Agência Pará de Notícias

Leia também Joias e artesanato do Pará serão expostos em Portugal




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso