Papa Francisco será homenageado com réplica da padroeira dos paraenses


Réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré que será entregue ao Papa Francisco. Foto:  Fábio Costa. AG. PARÁ
Pelas mãos de artistas paraenses foi criado e confeccionado o presente que será ofertado ao Papa Francisco, durante o encerramento da programação da Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro. Trata-se de uma réplica da imagem peregrina da padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, símbolo central do Círio de Nazaré, que é considerado o maior evento católico do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas no segundo domingo de outubro.
O presente será entregue por uma comitiva formada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e por representantes da diretoria do Círio e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), no final da tarde de domingo, 28, quando o Papa Francisco visitará o Riocentro, na Barra da Tijuca. No local, haverá, ainda, o encontro do papa com os jovens voluntários da JMJ, que também participarão da cerimônia de entrega da imagem.

A gemóloga e lapidária Leila Salame e o ourives Francisco de Assis Cardoso, que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará, integraram a equipe responsável pela criação e confecção da réplica da imagem. O trabalho meticuloso e original dos profissionais destaca técnicas da joalheria paraense, desenvolvidas no Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

"A emoção é grande por saber que a réplica da imagem será entregue ao papa. Esse trabalho de confeccionar um manto para a imagem de Nossa Senhora foi um sonho realizado, ainda mais por saber que o presente ficará eternizado ali, no Vaticano, junto do pontífice", enfatizou o ourives Francisco Cardoso. A participação também foi marcante para Leila Salame. “Eu me senti emocionada por ter sido convidada e escolhida para lapidar as gemas deste manto, pois sou católica e devota de Nossa Senhora de Nazaré”, ressaltou a lapidária.

Francisco Cardoso, Leila Salame, Socorro Lassance, Max Santos e autoridades do governo do Estado e da Arquidiocese de Belém. Foto: Thiago Figueira/Divulgação .
A imagem que será ofertada ao pontífice foi apresentada durante uma coletiva à imprensa, dia 16 de junho, no Centro Social de Nazaré. O símbolo católico representa a religiosidade marcante na vida e na cultura do povo do Pará. A tradição que envolve a festividade do Círio também está retratada na réplica da imagem da Rainha da Amazônia, criada nos tamanhos originais, coroada e coberta por um manto bordado com joias contendo metais nobres e gemas características da região.

Para levar ao Papa Francisco um pouco do Círio e da fé do paraense na imagem da Mãe de Jesus, o processo de criação da obra de arte envolveu emoção, conhecimento, talento e criatividade dos profissionais. Além de Leila Salame e Francisco Cardoso, integraram a equipe o escultor Max Santos, os artistas Jean Negrão e Socorro Lassance, e as irmãs da Congregação Coração Imaculado de Jesus.

A iniciativa de homenagear o sumo sacerdote em sua primeira visita ao Brasil foi da diretoria da Festa do Círio de Nazaré e do Governo do Estado, por meio da Setur e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), juntamente com as Arquidioceses de Belém e do Rio de Janeiro - que promovem a participação do Pará e do Círio no evento.
O talento dos artistas paraenses é notado em cada detalhe da obra. Foto: Thiago Figueira/Divulgação.
Refinamento – A criação artística envolveu refinamento em todas as fases, como na construção da escultura, que levou cerca de dois meses e foi realizada em duas etapas. A peça foi toda esculpida para depois receber a pintura em policromia. De acordo com Max Santos, que há 13 anos trabalha como escultor especializado em imagens e restaurador de antiguidades, a réplica foi confeccionada em cedro vermelho, policromia e folhas de ouro.

Socorro Lassance foi a artista responsável pela criação das caixas que conduziram o presente na viagem até o Rio de Janeiro. Jean Negrão criou o manto em tecido branco e ornamentado com bordados em fios dourados. No manto, o ourives Francisco Cardoso colocou filigranas, tramas e gemas, por meio de processos de fundição do metal e de cravação de gemas , trabalho que durou aproximadamente 15 dias. O ourives também foi responsável pela confecção das coroas e do broche do manto.

As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são de prata, banhadas em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis. No manto, foram utilizadas 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Leila Salame explicou que as gemas minerais, principalmente as ametistas, são características da região. 
Grafismo marajoara, de Leila Salame, destaca-se no broche que fecha o manto. Foto: Thiago Figueira

A arte da lapidária deu o toque especial ao broche do manto, criação assinada por Leila Salame, confeccionado em ouro com diamante, safira e ametista navete, realçada pela lapidação diferenciada de grafismos marajoaras , técnica desenvolvida pela profissional formada na antiga Escola Técnica Federal do Pará. Leila Salame é uma das profissionais mais requisitadas entre os produtores locais de joias. Outras gemas lapidadas por ela já ornamentaram, em 2003, o manto de Nossa Senhora de Nazaré.

O trabalho inovador já rendeu à Leila Salame um lugar no Manual de Lapidação Diferenciada de Gemas, publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Sebrae Nacional e governo federal, com organização do designer de joias Adriano Mol, que destacou o domínio técnico graciosamente aplicado em conjunto com o riquíssimo acervo gráfico marajoara, configurando-se em um dos mais expressivos trabalhos de lapidação diferenciada no Brasil.

 Rosa Helena Neves e Adenauer Góes na Expocatólica. Foto: Benigna Soares
Turismo religioso -
Um estande do Pará também foi montado na 10ª Expocatólica - Feira Internacional de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que acontece paralelamente ao encontro. No local, estão expostos joias, artesanato, elementos da cultura, natureza e eventos paraenses, segmentos do turismo baseados em valores como originalidade, criatividade, sustentabilidade, autenticidade e criatividade.

O Polo Joalheiro do Pará levou para o estande 33 peças do acervo da coleção Joias de Nazaré, lançada na época do Círio. Além das 17 empresas, sete empreendedores e 16 designeres do Programa Polo Joalheiro, que criaram e confeccionaram as joias, o artesanato religioso comercializado na Casa do Artesão também está exposto no local. Para a diretora executiva do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, as joias em ouro e prata com gemas minerais e orgânicas, inspiradas em ícones do Círio de Nazaré, “são objetos que emocionam porque comunicam a nossa fé, a nossa cultura e a magia da criação”.

As iniciativas visam impulsionar o turismo religioso do Estado, onde o Círio de Nazaré pode ser considerado o evento de principal convergência. Rica em manifestações, a religiosidade do paraense é fator de desenvolvimento social e econômico, por gerar emprego e renda. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, “a visita do Papa Francisco, sem dúvida, fortalece nossa missão de tornar, até 2020, o turismo religioso, a partir do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma referência para o Brasil e outros países católicos, em especial os da Europa e da América do Sul".

Ascom/Igama (com Ascom/Paratur)

Leia mais na Agência Pará de Notícias 

Leia também: MTUR reconhece o Círio como evento turístico exponencial para a economia




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso