Joias do Polo Joalheiro estarão na Feira do Artesanato Mundial

 Em destaque, na gema do bracelete, a lapidação  diferenciada com  grafismos marajoaras da lapidária Leila Salame. Foto: João Ramid

Um estande de joias artesanais confeccionadas por profissionais do Espaço São José Liberto/ Polo Joalheiro do Pará pode ser visitado na Feira do Artesanato Mundial (FAM) e II Feira Estadual do Artesanato Paraense (Fesarte), que ocorrem a partir deste sábado (3) até o dia 11 deste mês, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O horário de funcionamento será das 15 às 22 horas.

A Fesarte faz parte da política pública do Governo do Pará, que visa incentivar e promover a produção artesanal como importante estratégia de divulgação cultural, geração de emprego e renda e educação ambiental, resgatando e fortalecendo a cultura local.

Grande parte dos artesãos paraenses que participa da FAM integra o Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos (Programa Polo Joalheiro). Eles comercializam suas peças na Casa do Artesão, do Espaço São José Liberto. O local concentra uma grande variedade de tipologias do artesanato paraense, como por exemplo, a madeira, a balata, o miriti, o encauchado e as cerâmicas marajoaras e tapajônicas.
Pingentes "Muiraquitã". Foto: Igama/Divulgação

As joias que serão expostas e comercializadas na Fesarte são confeccionadas em ouro e prata, com gemas da Amazônia e design inspirado na diversidade cultural e da natureza da região, mas numa linguagem contemporânea. O trabalho exclusivo de técnicas da joalheria paraense também se destaca nas peças, como a lapidação com grafismos marajoaras, desenvolvida pela lapidária Leila Salame, um dos mais expressivos trabalhos de lapidação diferenciada no Brasil.

São joias comercializadas pelas empresas Danatureza, Amorimendes, Joiartmiro, Amazonita, HS Criações & Design e Ourogema, além da Loja Una - experiência de loja incubadora, que reúne o trabalho de designers, cravadores, lapidários, ourives e empreendedores formalizados ligados ao Programa Polo Joalheiro do Pará, mantido pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

A FAM reúne, em 150 estandes, mais de 20 mil peças representativas do artesanato de diversos países e de vários Estados brasileiros, com participação significativa do Pará. O evento é promovido pela Charph Eventos, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

Leia na Agência Pará de Notícias

Leia também Feira do Artesanato Mundial reunirá a produção de mais de 400 artistas

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso