Polo Joalheiro do Pará lança coleção de acessórios de moda e manualidades

Desfile marca lançamento da terceira coleção de acessórios de moda do Espaço São José Liberto. Foto: Luan Neves - Divulgação

O lançamento da nova coleção de acessórios de moda e manualidades 2013 do Espaço São José Liberto, “Expedição em Si”, ocorrido na noite da última sexta-feira, 20, mostrou de forma original os produtos gerados e comercializados pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, trabalho que tem conquistado reconhecimento dentro e fora do Estado. Com direção artística dos designers e professores do Curso de Moda da Universidade da Amazônia, Fernando Hage e Yorrana Maia, o evento foi organizado pelo Espaço São José Liberto, com apoio da Unama.

Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e gerenciado pela organização social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), o São José Liberto também realizará, de 24 de setembro a 15 de outubro, uma exposição com vendas de produtos. Com o mesmo tema do desfile e da exposição, será lançado um catálogo virtual para incentivar novos negócios com as peças da nova coleção e suas segmentações.

A coleção 'Expedição em Si' resultou de um workshop promovido pelo espaço no primeiro semestre deste ano, sob a coordenação de Yorrana e Fernando. Os designers participantes, que fazem parte do Programa Polo Joalheiro, foram estimulados a buscar inspiração nas suas experiências de vida para criar braceletes, colares, anéis, brincos, bolsas, pulseiras, bolsas e fivelas, peças artesanais exclusivas, com o diferencial da utilização de matéria prima regional, como chifres, gemas minerais e madeira.

A partir de referências pessoais marcantes, como situações, objetos e sensações, a exemplo de como acontecia no período das Grandes Navegações, quando os navegantes guardavam suas impressões das viagens em espaços especiais, foram criadas peças como as bolsas “Colunas” e “Pilates”, assinadas pela designer Rosa Castro. Segundo ela, a inspiração veio da festividade do Círio de Nazaré, mais especificamente da corda, um dos ícones da celebração. Em madeira, couro, madrepérola e outros materiais ela mostrou a fé e a força com que os homens conduzem a corda que protege a berlinda que leva a imagem da padroeira dos paraenses.

“Marajoara”, o colar que abriu o desfile, foi criado pelo designer Ivam Pereira. A peça teve inspiração na geometria característica do grafismo da arte marajoara, referência marcante para o profissional, que utilizou madeira, metal nobre prata e quartzo rosa. Portugal, terra natal da Celeste Heitmann, foi a inspiração para as bolsas criadas que utilizam coador de café reciclado e estampas de azulejos portugueses em sua confecção.

Modelos desfilam peças da coleção "Expedição em Si". Foto: Luan Neves - Divulgação
Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro, falou que o lançamento da coleção é uma ação de economia criativa desenvolvida pelo programa no campo das criações funcionais design e moda. “Para comunicar a diversidade da nossa cultura precisamos do design de produtos e processos”, enfatizou.

Desde a concepção das coleções, ressaltou Rosa, são instigados processos de criação, produção, circulação e vendas. “Sob esta ótica programamos o workshop de geração de produtos, onde incentivamos a utilização da cadeia produtiva de joias para a produção da coleção de moda. Todo este esforço caminha no sentido de dar visibilidade ao autor, ao empreendimento e ao empreendedor criativo, demonstrando ao consumidor as especificidades e a qualidade dos produtos comercializados pelo programa e Espaço São José Liberto”.

David Leal, titular da Seicom, também prestigiou o lançamento da coleção. “Estou satisfeito com a evolução que tenho percebido em eventos de moda como esse, onde a gente vê o amadurecimento do trabalho dos designeres e demais profissionais do Programa Polo Joalheiro. A Rosa tem desenvolvido um ótimo trabalho e nós pretendemos interiorizar e ampliar essas atividades em Parauapebas e Itaituba (sudoeste paraense), polos referência em mineração no Estado”.

Lilian Costa, consultora do Setor de Vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai), que está firmando parceria com o São José Liberto, falou sobre a importância da iniciativa e do trabalho conjunto entre o espaço e a universidade, no estímulo ao trabalho do design artesanal, onde a manualidade da peça agrega valor ao produto. “É a melhoria do design do produto artesanal, desde as produções da área acadêmica da Unama até o mercado consolidado para esse trabalho, que já é muito forte em Belém”, ressaltou a consultora paraibana.

Da esq. para a dir., designers Selma Montenegro, Joseli Limão e Ivam Pereira; diretora Rosa Helena Neves; secretário David Leal; designers Rosa Castro e Celeste Heitmann; e Lilian Costa, consultora do Senai. Foto: Luan Neves - Divulgação

Cartografia íntima – O público vislumbrou o resultado dessas viagens criativas que resultaram em peças que compõem uma cartografia dos relatos íntimos e dos objetos afetivos do acervo dos designers. Os estudantes do Curso de Moda da universidade compareceram e falaram sobre a nova coleção do Polo. O que chamou a atenção do aluno Gabriel Freire Silva foram as gemas minerais utilizadas em algumas peças: “A minha avaliação da coleção é muito com base nas pedras: ametistas e quartzos. A escolha teve tudo a ver porque elas caracterizam nossa região e o Brasil”, observou.

Estudante do mesmo curso, a consultora goiana Suzy Freitas contou que pela primeira vez viu de perto o trabalho desenvolvido no local e considerou que o desfile foi bem estruturado. “Estou achando tudo muito bonito. É um trabalho artesanal, exclusivo e de qualidade. A organização está de parabéns!”, completou.

Na opinião do professor Reginaldo Santos, o trabalho apresentado mostrou novidades, como uma bolsa social confeccionada em prata e madeira. “São trabalhos de nível nacional e tão bons quanto os que a gente vê lá fora. Que bom que o Pará já tem produtores desse nível”. O administrador Atahualpa Fernandez Filho, disse que o desfile foi muito interessante. “Estou gostando, vi alguns colares bem bonitos que deixam a mulher mais elegante. Muito bom mesmo".

Da dir. p a esq. Edila Porto de Oliveira, coord. do Curso de Moda da Unama; Luanna Alysse, gerente do NDTO do São José Liberto; Yorrana Maia e Fernando Hage, diretores artísticos do desfile. Foto: Luan Neves - Divulgação

Para Fernando Hage, “treinar o olhar” foi fundamental durante o processo criativo que culminou na coleção “Expedição em Si”. “O resultado foi ótimo. Eles (designers) expressaram o trabalho com prazer. Isso é o mais válido: fazer uma coisa que eles acreditam”, reiterou. “A gente planejou muito e foi tudo super positivo. Mais do que o resultado do desfile, o mais importante foi o prazer que eles tiveram durante as etapas do trabalho. Ficou bem bacana, teve coerência e durante o processo eles se divertiram criando”, acrescentou a professora Yorrana Maia.

Esta é a terceira coleção de acessórios de moda e manualidades do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, que lançou, em 2011, a coleção "Manualidades: Lapidando Tendências" e, em 2012, “Manualidades e Design – Rio+20”.

SERVIÇO: A exposição “Expedição em Si” abre na próxima terça-feira, 24, na área expositiva da Casa do Artesão do Espaço São José Liberto. Os acessórios de moda criados por designers do Polo Joalheiro serão expostos e comercializados até o dia 15 de outubro, nos horários de funcionamento do Espaço: de terça a sábado, das 09 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18h. Entrada gratuita.

Contatos: Luanna Alysse, gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Espaço São José Liberto: (91) 3344-3557 e 3344-3518.

Ascom/Igama

Leia também na Agência Pará de Notícias





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso