Polo Joalheiro e Unama lançam coleção de acessórios de moda e manualidades

Colar Exótico, criação da designer Joseli Leão
“Expedição em Si” é o tema do desfile da coleção de acessórios de moda e manualidades 2013/2014, do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, que será lançada no próximo dia 20 de setembro, às 19h30, no Coliseu das Artes, espaço cultural da instituição. A nova coleção reúne cerca de 40 peças, que também poderão ser vistas no período de 24 de setembro a 15 de outubro, na área de exposição da Casa do Artesão.

A ação é resultado do Workshop de Geração de Produtos de Acessórios de Moda – Criação de Projetos, realizado em maio deste ano, no auditório do São José Liberto. O workshop qualificou mais de 20 profissionais, entre designers e produtores do Polo, em uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com o curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama).

O desfile e a exposição têm a direção artística de Yorrana Maia, especialista em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina/SP, mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura, e professora da Unama, e de Fernando Hage, mestre em Moda, Cultura e Arte, pelo Centro Universitário Senac/SP, e professor da Unama. Eles também foram os responsáveis pelo workshop.
Yorrana Maia e Fernando Hage

Criação - Segundo os coordenadores, o processo de criação da coleção foi empolgante – “um mergulho exploratório e sensível pelo universo particular dos designers participantes” -, o que inspirou a temática da exposição e do desfile.

Com este olhar, objetos do cotidiano transformaram-se em acessórios de moda contemporâneos. A elaboração das peças faz referência aos exploradores do período das Grandes Navegações com seus “gabinetes de curiosidades” - espaços onde eram guardados os mais variados materiais orgânicos e artefatos coletados nas viagens.

Para chegar a esse resultado, Fernando Hage contou que o trabalho do workshop foi baseado em uma metodologia de “criativação”, empregada para o desenvolvimento de produtos de moda. Durante o processo, designers e produtores coletaram objetos pessoais que remetessem ao estilo, identidade ou história de cada um, para chegar a um conceito para a coleção. A partir da seleção dos objetos, os desenhos começaram a ser trabalhados.

“Todos levaram os artefatos solicitados e, desses objetos, foram extraídos elementos, formas, cores, volumes e texturas”, explicou o designer. O trabalho também utilizou colagem e recortes que tivessem relação estreita com os ambientes pessoais de cada participante.

Nas peças selecionadas para a exposição e para o desfile, as imagens concebidas durante o workshop podem ser vistas nos componentes que utilizam diversas matérias primas, como prata, fibras, madeiras certificadas, ossos e chifre de búfalo.

Carteira criada pela designer Rosa Castro
Riqueza - As peças produzidas para a coleção caracterizam-se pela riqueza de elementos encontrados na região amazônica. São braceletes, colares, anéis, brincos, bolsas, pulseiras e fivelas, em tons e materiais variados, que traduzem formas e misturas próprias de Belém e tendências da moda contemporânea.

Para os participantes da “Expedição em Si” foi uma oportunidade de explorar, reconhecer e transformar em produto seus “continentes pessoais”, em uma viagem que envolveu técnicas, materiais e o estilo de cada um.

Para a designer Bárbara Müller, a memória olfativa do passado, representada pelos cheiros dos cremes de beleza, foi um dos pontos de destaque da pesquisa, que incluiu lenços antigos, cheiros, muita textura e tecnologia. Ela destacou a importância da iniciativa e da metodologia. “Desperta sensações que nem a gente sabia que tinha. Isso acaba instigando sentimentos que a gente sabe que estão ali, mas não sabe como fazer fluir”, declarou.

Esta é a terceira coleção de acessórios de moda e manualidades do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, que lançou, em 2011, a coleção "Manualidades: Lapidando Tentências" e, em 2012, “Manualidades e Design – Rio+20”.

Serviço: Desfile e exposição “Expedição em Si”, de acessórios de moda criados por designers do Polo Joalheiro do Pará. O desfile está marcado para o dia 20 de setembro, às 19h30, no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, e a exposição será aberta às 18 h do dia 24 de setembro, na Casa do Artesão, onde permanecerá até 15 de outubro, nos horários de funcionamento do São José Liberto: de terça a sábado, das 09 às 19 h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18 h. Entrada gratuita.

Contatos: Luanna Alysse, gerente do Núcleo de Tecnologia e Desenvolvimento Organizacional (NDTO) do ESJL: (91) 3344-3557 e 3344-3518

Fotos: Igama/Divulgação 

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso