Revista destaca trabalho do Espaço São José Liberto

                          Na capela do Espaço São José Liberto, a diretora Rosa Helena Neves 
                            foi entrevistada por Gil Sóter e fotografada por Pedro Henrique 
                                                   
Referência no trabalho que desenvolve dentro do conceito de Economia Criativa, o Espaço São José Liberto será destaque na revista “Economia verde: Um novo arranjo produtivo para o desenvolvimento sustentável do Pará”, a ser lançada no dia 7 de novembro em sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A iniciativa da publicação é do Sindicato dos Economistas do Estado do Pará (Sindecon/PA), com apoio da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), produção da Guerreiro Comunicação e edição da jornalista Lorenna Montenegro e do fotógrafo Bob Menezes.

No dia do lançamento da publicação, a diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará, Rosa Helena Neves, fará uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido no Espaço São José Liberto e no Programa Polo Joalheiro do Pará.

A jornalista Gil Sóter esteve, recentemente, no Espaço São José Liberto, onde entrevistou a diretora Rosa Helena Neves; a designer Bárbara Müller; o artesão e mestre balateiro Darlindo José de Oliveira Pinto; a lapidária Leila Salame e o ourives Joelson Leão. As entrevistas foram registradas pelo fotógrafo Pedro Rodrigues.

Reconhecido desde 2002, ano de sua inauguração, pelo Ministério da Cultura (Minc) como referência de território criativo que reúne um grupo de designers, mestres artesãos, ourives, fornecedores de matéria prima local e microempresários paraenses, no Espaço São José Liberto são desenvolvidas atividades que integram setores criativos, como artesanato, joalheria, moda, design, gastronomia, música, teatro, literatura e patrimônio cultural.

A experiência de fomento aos empreendimentos criativos dos setores de joias, artesanato e moda desenvolvida no Espaço São José Liberto foi apresentada durante o “Encontro Luso-Brasileiro de Economia Criativa para o Desenvolvimento Territorial”, que aconteceu em Lisboa (Portugal), em junho de 2013, em uma realização do Ministério da Cultura (Minc).

O Espaço São José Liberto foi uma das duas experiências brasileiras apresentadas no encontro, que integrou a programação de encerramento das atividades do “Ano do Brasil em Portugal/Ano de Portugal no Brasil”.

O Espaço São José Liberto e o Programa Polo Joalheiro são mantidos pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e pela organização social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), gerenciadora do espaço, contando com apoiadores como a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), além de uma rede de parceiros, com destaque para o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), MinC, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Instituto de Ensino Superior da Amazônia (Iesam) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira, abaixo, outros momentos da entrevista:

A designer Bárbara Müller foi fotografada na área expositiva do Coliseu das Artes

A lapidária Leila Salame falou com a jornalista Gil Sóter na Loja Gemas do Mundo

Na Casa do Artesão, o mestre balateiro Darlindo Oliveira falou sobre seu trabalho artesanal


Fotos: Luciane Fiuza - Igama/Divulgação

Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso