Espaço São José Liberto recebe a instalação urbana "Treeeme"

A cantora Gaby Amarantos inspirou a instalação urbana. Foto: Rodolfo Oliveira/AG. PARÁ
Rainha do Tecnobrega, a cantora paraense Gaby Amarantos foi a fonte de inspiração para uma proposta arrojada de instalação urbana idealizada pelo arquiteto Vitor Blanco. A exposição da obra, denominada “Treeeme”, será aberta nesta sexta-feira, 8, às 19h30, na calçada do Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas. A intervenção une contemporaneidade com resgate histórico do patrimônio cultural da cidade, a partir de uma declaração da cantora Gaby Amarantos, que disse ter desejado ser freira, quando ainda era Gabriela Amaral dos Santos, mas desistiu da ideia ao saber que não poderia usar maquiagem, uma de suas paixões.

A instalação urbana também remete aos primórdios do Espaço São José Liberto - erguido para ser o Convento de São José, em 1749, pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade. “Fiz essa ligação com as duas histórias", explica Vitor Blanco, "utilizando manequins vestidas de freiras, na calçada frontal do Polo Joalheiro, coloridas, com diferentes estampas e destaque para a que fará essa releitura da cantora Gaby Amarantos”. O idealizador do “Treeeme” também revela que usou fitas de “led” pra dar maior destaque a sua obra. Compostas por pequenas luzes, as fitas fazem referência ao estilo da cantora, que utiliza esse tipo de material para compor seus figurinos, sempre coloridos e de forte impacto.

Outras relações também foram buscadas, na concepção do projeto, como o próprio nome da instalação, que se refere ao ritmo que a cantora consagrou e usou para dar nome a seu primeiro álbum - o “Treme”, lançado em 20 de abril de 2012, pela Som Livre, e que inclui sucessos como “Ex Mai Love”, “Xirley Xarque” e “Beba Doida”. “Treme é uma palavra que já está na linguagem popular da cidade", observa Vitor Blanco, "e que Gaby Amarantos sempre utiliza nas suas entrevistas”.

Arquiteto Vitor Blanco. Foto: Igama/Divulgação
O bairro do Jurunas, onde a obra ficará exposta, é também local de nascimento da cantora e o lugar em que até hoje mantém residência, estabelecendo outra referência, assim como a religião que marcou o início da carreira de Gaby, aos 15 anos, na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada no mesmo bairro. Vitor Blanco conta, ainda, que a produção da cantora “adorou e agradeceu a homenagem”, por e-mail. A abertura da instalação urbana, cujo texto curatorial é assinado pela publicitária Lilian Pinheiro, inclui performance da atriz Michele Campos, que vai interagir com a instalação.

Além de intérprete, a cantora Gaby Amarantos também compõe. Transformada numa referência na música brasileira e arrancando elogios de nomes como Nelson Motta e Hermano Vianna, a artista começou a se apresentar nos bares da cidade com 18 anos, cantando clássicos da MPB. Mas foi o tecnobrega, conhecido como o som da periferia de Belém, que a consagrou na mídia nacional e mundial. A cantora ajudou a popularizar o gênero, conquistando até clubes da Europa, que não resistiram ao som inovador.

Patrimônio - O prédio do Espaço São José Liberto, referência cultural, turística, comercial e de patrimônio arquitetônico em Belém, também abrigou olaria, quartel, depósito de pólvora, hospital, cadeia pública e presídio, que foi desativado pelo Governo do Estado, no final dos anos 90. Totalmente restaurado, renasceu como Espaço São José Liberto, em 11 de outubro de 2002.

O "Treeeme" conta com o apoio do Governo do Estado; Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração (Seicom); Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama); Instituto de Artes do Pará (IAP); Armazém 25; Doceria Pimenta de Cheiro; Rezende's Iluminação; Jardim Secreto/Objetos de Charme; Hugo Mercês/Escritório de Advocacia; Global Prime Solutions; Hotel Regente; Bena's Confecções; ICase Star; A'Chiquê Boutique; Calu Espaço Feminino; Pinheiro e Penafort/Advogados Associados; Panificadora Trem da Terra; Rockfeller Barbearia; Brasfrut/Polpa de Fruta; Copycenter; Bruno Machado/Personal Trainer e Belmódulo.

Serviço: Instalação urbana "Treeeme" - Abertura nesta sexta-feira, às 19h30, na calçada frontal do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). Após a abertura, a instalação ocupará diversos pontos do espaço, permanecendo aberta ao público até o dia 27 de novembro, nos horários de funcionamento do São José Liberto: de terça a sábado, das 9 às 19 horas, e aos domingos e feriados, das 10 às 18 horas.


Leia também na Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso