São José Liberto oferece cursos de capacitação para setores criativos

Os cursos oferecidos são gratuitos e as vagas são limitadas. Foto: Igama/Divulgação
Com o intuito de promover a capacitação profissional nas áreas de joias, acessórios de moda, artesanato e manualidades, o Espaço São José Liberto está com inscrições abertas para dois cursos voltados para técnicas artesanais em pintura e embalagens, ambos envolvendo a temática natalina. Os cursos são gratuitos e ocorrem até o fim deste ano, promovidos pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

A agenda de novembro e dezembro começa com os cursos de pintura artesanal em MDF e de embalagens artesanais sustentáveis. A programação está aberta também ao público que pretende ingressar no campo do empreendedorismo criativo. Para tanto, será usada a metodologia da capacitação de manualidades por meio de oficinas de experiências. O participante terá oportunidade de criar produtos artesanais, customizar presentes natalinos e aprender as primeiras lições para construir seu próprio negócio.

Este ano, o Polo Joalheiro já ofereceu seis cursos técnicos e três workshops de geração de produtos, além de ter promovido dez ciclos de palestras técnicas e científicas, visitas e assessorias técnicas às unidades produtivas e clínica individualizada de criação aos microempresários e designers, ministradas por consultores especializados.

A diretora executiva do programa e do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, destaca a importância dos cursos promovidos pelo espaço. “As ações de qualificação e capacitação profissional são fundamentais para a melhoria da qualidade dos produtos gerados pelos setores criativos atendidos pelo Polo Joalheiro, além de contribuírem para a inovação tecnológica possibilitada pelos workshops de geração de produtos ministrados pelo programa”, diz.

Caixas com pintura artesanal em MDF criadas por Celeste Heitmaan. Foto: Igama/Divulgação
A agenda de cursos de 2013 tem a participação de profissionais do mercado e acadêmicos. Estão previstos para o período outros seis cursos também gratuitos, entre eles os de arranjos natalinos, adornos artesanais e agendas feitas à mão, ministrados por profissionais experientes, como a designer Nilma Arraes e o mestre artesão

O curso de embalagens ecologicamente corretas será ministrado pela artesã Maria do Carmo da Silva. “Como o mercado de embalagens em Belém é bem pequeno, quem se interessar em aprender um pouco mais sobre o assunto certamente terá em mãos um grande negócio”, comenta a artesã, que tem diversos trabalhos expostos, principalmente, na Casa do Artesão. O curso será ministrado de 3 a 6 de dezembro, das 14 às 18h.

Celeste Heitemann ministrará o curso de pintura artesanal. Foto: Divulgação 
Ministrado pela estilista, designer e artista plástica Celeste Heitmann, o curso de pintura artesanal em MDF tem como objetivo desenvolver a capacidade criativa dos participantes por meio de trabalhos manuais e uso de materiais específicos, a partir do manuseio da pintura. Portuguesa de nascimento, Celeste Heitmann tem quase 30 anos de carreira. Referência como artista plástica e designer no Brasil, há seis anos faz parte do Polo Joalheiro.

Com o trabalho reconhecido internacionalmente, Celeste levará suas referências globais e regionais para a oficina. “Pretendo mostrar a pintura Bauer (Bauernmalerei) e misturar essa técnica alemã com o olhar amazônico”. As peças produzidas durante a oficina terão a temática natalina, e objetivam misturar o rústico com o contemporâneo. Serão ofertadas 25 vagas para o curso de pintura artesanal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (18), no Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional do Espaço São José Liberto.

No ato da inscrição, devem ser apresentados RG e CPF (documentos originais). Com carga horária de 16 horas, o curso ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, das 14 às 18h, na sede do espaço (Praça Amazonas, s/n, Jurunas).

Para mais informações sobre a programação de cursos de novembro e dezembro do Espaço São José Liberto, os interessados podem entrar em contato com Luanna Alysse, pelos telefones (91) 3344-3518 e 3344-3557.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Veja mais fotos na fan page do Espaço São José Liberto

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso