Fitas de pedidos de promesseiros do Círio inspiram matéria da TV Liberal

Artesã Maria da Graça Menezes seno entrevistada pela repórter Flávia Lima
A equipe da TV Liberal (canal 7), afiliada da Rede Globo em Belém, gravou matéria na tarde desta terça feira, 7, na Casa do Artesão do  Espaço São José Liberto (ESJL) com designers e artesãos do Programa Polo Joalheiro do Pará que criaram joias e peças inspiradas nas tradicionais fitas de pedidos de promesseiros de Nossa Senhora de Nazaré, um dos ícones do Círio em Belém do Pará.

Formada pela repórter Flávia Lima, repórter cinematográfico Ismar Antônio e assistente Armando Viana, a equipe entrevistou a designer Ivete Negrão, que falou sobre o pingente ‘Estações’, em prata com ametista e fitas do Círio, uma das joias que criou para a coleção em exposição na mostra “Joias de Nazaré 2014 – Expressões da Fé”.

Também foi entrevistado o artesão Elder Henrique, da loja Ornatos, da artesã Maria do Carmo Calado, que fornece peças para a Casa do Artesão do ESJL e que produziu artesanato com as fitinhas do Círio.

Já a artesã Maria da Graça Menezes falou sobre o manto que produziu e que está em destaque na imagem de Nossa Senhora que fica no centro da exposição Joias de Nazaré, na Casa do Artesão do espaço, cuja ambientação, assinada pela designer Bárbara Müller, é toda inspirada nas fitas. A artesã também mostrou outras criações feitas para esta edição do Círio, todas com fitas de promesseiros, para criar uma identificação ainda maior com a cultura e com a devoção à padroeira dos paraenses.

Thiago de Albuquerque, coordenador comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS que gerencia o Espaço São José Liberto e o Programa Polo Joalheiro do Pará, que têm como mantenedora a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), também falou com a equipe de reportagem sobre a expectativa de aumento de vendas de joias e artesanato no mês de outubro de 2014, a partir dos registros de 2012 e 2013.

A mineira Geila Santos elogiou as peças temáticas da Casa do Artesão
A funcionária pública Geila Urzedo Santos estava visitando o espaço e também concedeu entrevista para a TV Liberal, destacando a variedade e beleza das peças de artesanato com fitas de Nazaré comercializadas no local. Ela contou que adquiriu algumas para levar como lembrança para seus amigos e familiares.

A matéria tem previsão de ir ao ar nesta quarta-feira, 8, no Jornal Liberal (JL1), que começa meio dia.
Jornalista Flávia Lima, coordenador Thiago Albuquerque e designer Ivete Negrão
Artesão Elder Henrique, da Ornatos, sendo entrevistado pela equipe da TV Liberal


Fotos: Igama Divulgação




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso