Produtos de projetos do Governo do Pará serão expostos na FAM

Casa do Artesão do Espaço São José Liberto. Foto: Ascom Igama

No sábado, 22, às 17h, ocorrerá a abertura oficial da Feira do Artesanato Mundial (FAM), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Com o tema “Mãos que fazem arte pelo mundo”, o evento reunirá cerca de 400 expositores do Pará, do Brasil e do mundo até o dia 30 de agosto. Quem visitar a feira poderá conferir o artesanato produzido nos projetos sociais desenvolvidos por algumas secretarias do Governo do Pará. A expectativa é receber 85 mil pessoas durante os nove dias de evento.
O Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), da Casa Civil, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Fundação Cultura do Pará, Imprensa Oficial do Estado e Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), participam pela quinta vez da feira.
No estande do Governo os visitantes poderão conhecer e comprar os projetos desenvolvidos pelas secretarias parceiras do NAC, como o trabalho de artesanato feito pelas detentas da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), a primeira do país formada exclusivamente por detentas; além das mudas de plantas desenvolvidas no projeto Cultivando Flores e Vidas, que capacita profissionalmente pessoas de comunidades carentes na área de jardinagem e envasados de plantas ornamentais.
O público poderá adquirir a produção de móveis e objetos de decoração feitos pelos adolescentes custodiados pela Fasepa. Os sofás, poltronas e vasos decorativos de pneus fazem o maior sucesso. Os produtos artesanais confeccionados nas oficinas do Curro Velho também estarão à venda. No stand, os visitantes também poderão fazer doações de livros para o projeto Livro Solidário, desenvolvido pela Imprensa Oficial em parceria com o NAC.
Ao longo da feira os visitantes poderão adquirir artigos de decoração, organização de ambientes, vestuário, acessórios de moda e de culinária. Pela primeira vez, a FAM, organizada pela Charph Eventos, trará a Belém estandes com objetos de porcelana japonesa, joias da Tailândia, acessórios gourmet de metal e vidro, além de quadros e relógios rústicos. Os produtos que estarão em exposição serão comercializados a partir de R$5,00.
O Hangar vai sediar o evento  pelo quinto ano consecutivo, a feira. Cerca de 400 expositores do Pará, do Brasil e de 22 países estrangeios, entre eles Marrocos, África do Sul, Peru, Coréia do Sul e Senegal, estarão reunidos em Belém. A FAM promove o trabalho artesanal local e nacional, apresentando várias inovações a cada edição. O evento tornou-se referência nacional e a cada ano conquista cada vez mais admiradores.
O mercado do artesanato no Pará cresceu 28% no último ano, segundo dados divulgados pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que administra o Espaço São José Liberto, onde funciona a Casa do Artesão. Em 2015, só no primeiro quadrimestre do ano, o comércio de peças e artefatos já registra aumento de 20%. Em termos de comparação, o comércio varejista nacional, em que está incluído o setor de artesanato, registrou crescimento de 2,8%, em todo o ano de 2014.
Serviço - A Feira do Artesanato Mundial ocorre de 22 a 30 de agosto, com visitação das 15h às 22h. O ingresso custa R$ 8 (com meia-entrada). De segunda à quinta, até 17h, a entrada é gratuita.
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso