Parceria entre Emufpa e Igama promove recital de violoncelo na Capela São José

Violoncelista Cristian Brandão. Foto; Divulgação 

Nesta quinta-feira (25), às 18h, na Capela do Espaço São José Liberto, a atração será o Recital de Violoncelo Solo de Cristian Brandão. A apresentação integra o projeto musical que promove, ao longo deste ano, sempre na última quinta-feira de cada mês, na Capela São José e no anfiteatro do Coliseu das Artes do espaço, recitais de canto lírico, canto gregoriano, big band e orquestras da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).

Um exercício de promoção da pesquisa, aprendizagem musical e integração social da arte com o público, os eventos são realizados pela Emufpa e pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o espaço, mantido pelo Governo do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão da Emufpa e tem coordenação de Joelma Silva.

A parceria entre as duas instituições pretende fortalecer os laços já existentes entre elas. A iniciativa colabora com a divulgação do conhecimento e da produção cultural e artística da Emufpa.

A abertura do Espaço São José Liberto para eventos musicais e artísticos objetiva divulgar o que está sendo produzido nas instituições de ensino, revelando novos talentos e apresentando grupos renomados em espetáculos de qualidade que ajudam a inserir no mercado novos nomes da música paraense.

Entre os músicos que já participaram, desde o início de 2016, das apresentações do projeto no Espaço São José Liberto estão a Orquestra Infantojuvenil de Cordas Helena Maia, a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes, o professor de Canto Lírico Milton Monte, o professor Humberto Azulay e a Sam Band.

Carreira

Cristian Brandão, natural de Rio Claro, São Paulo, é professor da Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso de Bacharelado em Música - Violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na classe do professor Fábio Presgrave, onde desenvolveu trabalhos técnicos e pedagógicos nos projetos de extensão da universidade. Como integrante do grupo UFRN Cellos realizou concertos pelo Nordeste e Sudeste. Ao final do seu curso de graduação, Cristian Brandão recebeu o prêmio de "Medalha de Mérito Estudantil".

No ano de 2011, a convite do professor Osvaldo D’amore, iniciou como professor de violoncelo no projeto de Música Atitude Cooperação, em parceria com a Unimed, trabalho socioeducacional em que desempenhou também a função de coordenador. Em São Paulo, atuou na orquestra Bachiana Filarmônica Jovem, Orquestra de Santo André, foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Limeira, primeiro violoncelo da Sinfônica de Rio Claro, membro da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Camerata Brasiliana - que em 2005 fez uma turnê pela Angola e África do Sul.

Dentre os principais master classes de que participou estão Martin Ostertag (Alemanha), Helga Winold (Alemanha/EUA),Dimitry Kouzov, Darret Adkins (USA) e Mark Kosower Matias Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha). Em 2015, obteve o título de mestre do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Música da UFRN, como bolsista Capes, sob a orientação de Durval Cesetti.

Serviço

Apresentação de Violoncelo Solo com Cristian Brandão. Nesta quinta-feira (25), às 18h, na Capela São José do ESJL. A iniciativa é resultado de parceria entre o Igama e a Emufpa. A entrada é franca.

Por Luciane Fiuza - Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso