Prêmio de jornalismo em turismo homenageia pioneirismo de Joaquim Marques dos Reis

Vista aérea da Baía do Guajará, orla de Belém do Pará. Foto: Jean Barbosa - Paratur

A programação da Semana Mundial do Turismo, comemorada de 26 a 30 de setembro, inclui em Belém a entrega dos prêmios aos vencedores do III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, realizado pelas secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Estado de Comunicação (Secom) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Pará (Abrajet Pará). A solenidade será no próximo dia 28 (quarta-feira), às 18 horas, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Além de valorizar o trabalho dos profissionais que divulgam o turismo do Pará, o Prêmio é uma homenagem ao pioneirismo do empresário Joaquim Marques dos Reis, um dos incentivadores do desenvolvimento do turismo no Estado.

A premiação aos vencedores totaliza R$ 135 mil, distribuídos entre as melhores matérias e imagens jornalísticas que divulgaram o Pará, em 2015 e 2016, veiculadas em jornais e revistas, internet, rádio, televisão, mídias sociais e outros meios de comunicação.

João Marques com Isa Arnour, presidente da Abrajet.
Foto: Abrajet Divulgação
A escolha do homenageado pela organização do Prêmio foi o reconhecimento ao trabalho do comendador Marques dos Reis pela difusão do turismo no Pará. A iniciativa “deixou toda a sua família sentindo-se muito honrada ”, afirma o empresário João Marques dos Reis, filho do comendador, em entrevista concedida à Abrajet Pará.

“Quando o amigo Adenauer Góes (atual secretário de Estado de Turismo), então presidente da Paratur (extinta Companhia Paraense de Turismo), me ligou para dar a informação que meu pai seria homenageado com este prêmio de jornalismo, eu fiquei extremamente emocionado e, ao transmitir esta notícia a minha mãe, a minha irmã e aos meus filhos, todos nós ficamos bastante emocionados por esse reconhecimento a este trabalho pioneiro que meu pai fez no sentido de levar paraenses para a Europa e para os Estados Unidos, e também trazer os europeus e americanos para conhecerem Belém e alguma coisa do Pará, que era possível mostrar”, declara João Marques dos Reis. Segundo ele, devido a problemas de infraestrutura na época, a visitação ao Marajó e outras localidades era mais restrita. “Então, ficamos muito felizes e honrados com este reconhecimento ao trabalho de importação de turistas para virem ao Pará”, completa.

Pioneirismo 

A contribuição do comendador Joaquim Marques dos Reis ao desenvolvimento do turismo começou com a criação, em agosto de 1962, em Belém, da primeira agência de viagens do Estado, a Lusotur, responsável pela promoção do intercâmbio entre turistas do Pará, Europa e Estados Unidos. Dois anos antes, em 1960, a “Viagem da Primavera” levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal, o que rendeu a Joaquim Marques dos Reis a condecoração, pelo governo português, com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Além de divulgar o Pará na Europa, nos anos 1960 o comendador, aos 20 anos de idade, foi convidado por Paulo Maranhão, dono do jornal Folha do Norte, a escrever a coluna “Terras de Portugal”, atividade exercida até 1998, quando seu filho João Marques dos Reis assumiu a função, permanecendo até 2003.
Comendador Joaquim Marques dos Reis. Foto: Divulgação
Intercâmbio 

“O meu pai foi um homem visionário, que iniciou o intercâmbio entre Belém do Pará, Lisboa e Porto, em Portugal. Ele foi responsável por fretar aviões, inicialmente, a Panair do Brasil-Constellation, e levar grupos daqui de Belém para Portugal. Naquela época, a sociedade daqui tinha pouco conhecimento em relação a Portugal. Então, ele começou a levar essas pessoas para Portugal. Em agosto de 1962 ele criou a primeira agência de viagens aqui em Belém, a Lusotur. Daí começou a interessar pessoas de Portugal, França, Espanha e Itália a conhecer o Pará. Começaram a vir em grupos pequenos, e depois este intercâmbio foi crescendo”, conta João Marques dos Reis.

Com a criação da agência de viagens, o comendador tornou-se um empresário do setor turístico. Em 1973 ele inaugurou o Equatorial Palace Hotel, na Avenida Braz de Aguiar. Pioneiro no colunismo especializado em turismo, Joaquim Marques dos Reis também escreveu para os jornais O Liberal e Diário do Pará, sempre destacando atrativos das terras lusitanas. Da mesma forma, em entrevistas concedidas a jornais e rádios portugueses, Marques dos Reis enaltecia pontos turísticos e belezas naturais de municípios paraenses. Uma trajetória interrompida no dia 28 de novembro de 2001, quando ele faleceu.

Praia do Pesqueiro, Soure - Pará-Brasil.
Foto: Geraldo Ramos-2013 - Banco de imagens da Setur

João Marques dos Reis também destaca, na entrevista, a atuação da Abrajet no Pará na valorização dos profissionais de turismo. “Acho que nós não poderíamos sobreviver sem o trabalho da Abrajet, sem este trabalho nobre que a Associação faz de estar divulgando as coisas do Pará, como, por exemplo, a grande visão de Adenauer Góes em promover este concurso, prêmio que, com muita honra, leva o nome do comendador Marques do Reis. Um trabalho que leva os profissionais a escreverem sobre o Pará. Nada poderia ser ou ter a dimensão que adquiriu sem a divulgação da Abrajet”, frisa o empresário.

Premiação 

Nesta edição, o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” recebeu 672 trabalhos inscritos, de 234 participantes oriundos de 13 estados brasileiros. Serão premiados os profissionais classificados nos três primeiros lugares de cada categoria, além das 10 imagens selecionadas na categoria #MeuBemPará, lançada este ano e já sendo a mais procurada, com 522 inscrições, por ser aberta a pessoas de qualquer área de conhecimento.

As inscrições em Telejornalismo somaram 40 trabalhos; em Fotojornalismo, 37; em Jornalismo Impresso, 34; em Jornalismo On Line, 31, e oito em Radiojornalismo. O total de concorrentes ultrapassou os inscritos nas duas primeiras edições.


A premiação tem o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará) e apoio do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA), Abrajet Nacional, Estação das Docas/OS Pará 2000, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama)/Polo Joalheiro do Pará, Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV-PA), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), HS Criações & Design, Hotel Grand Mercury Belém do Pará e Atrium Hotel Quinta de Pedras. (Com a colaboração e Isa Arnour e Luciane Fiuza de Mello).

Por Benigna Soares

Mais informações no site do Prêmio Comendador Marques dos Reis


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso