Dança no São José Liberto marca encerramento do “Belém 400 Anos”



 A Ballare Cia. de Dança está na programação do evento. Foto: Manoel Pantoja 

No próximo domingo, 16, a partir das 18h, a dança vai tomar conta do anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL), com o espetáculo de encerramento do "Belém Dança 400 Anos", evento comemorativo aos 25 anos da Cia de Arte Produções. Com entrada franca, a Liga Cosplayers Pará fará participação especial no evento, que mostrará números de dança e desfiles temáticos. 

Uma mostra de dança abrirá a programação, com apresentações de balé clássico, dança contemporânea, jazz, danças orientais e outras. Participação 16 grupos, companhias e escolas paraenses de Belém, Ananindeua, Marituba e Castanhal. Em seguida, haverá o Fashion Dance Show, que é um desfile de figurinos e adereços cênicos, com personagens de lendas amazônicas, orixás e roupas sustentáveis, confeccionadas por integrantes do Grupo da Melhor Idade Palácio Bolonha, que desfilarão figurinos feitos com jornal, saco plástico, papel, garrafa PET, arranjos de flores e outros produtos reaproveitados.

Integrantes do Grupo da Melhor Idade Palácio Bolonha. Foto: Manoel Pantoja

O evento será aberto nesta sexta-feira, 14, às 18h, no Teatro Margarida Schivasappa, com um grande espetáculo de dança e homenagens a personalidades e artistas paraenses de diversos segmentos: Fernando Rassy, Marcos de Albuquerque-Ninja, Tony Palha, Manoel Pantoja, Manuelito Cabeleireiros, Iracema Oliveira, Nazaré Azevedo, André Freitas, Magda Strass, Jayme Amaral e Herculano Silva. No sábado, 15, serão realizados workshops de Ballet Clássico e Dança Contemporânea na sede da Ballare. 

O projeto Belém Dança 400 Anos é uma homenagem aos 400 anos da cidade de Belém, sendo reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte)/Ministério da Cultura (MinC), Conselho Internacional de Dança (CID)/Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), contando com parcerias do Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém e empresariado local.

Segundo Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do São José Liberto, a parceria contribui para o fortalecimento da visibilidade dos setores criativos do Estado e da cidade, como a dança, moda, joias, música, destacando seus autores e produtores.

Espetáculo

Uma das atrações do espetáculo é a Liga Cosplayers Pará, que, de acordo com sua coordenadora, a bailarina e professora Jackeline Mendes, é um grupo de pessoas que gostam de ser Cosplay - costume de se caracterizar como brinquedos ou personagens - e que se reuniram com objetivos comuns a todos.

“Visitamos creches, hospitais, participamos de eventos particulares e filantrópicos. Nosso lema é ‘Fazer você feliz!’”, conta Jackeline, que também se apresenta com o grupo. Para o espetáculo no Coliseu das Artes, a Liga levará 15 integrantes, que interpretarão, entre outros personagens conhecidos dos HQs, cinema e televisão, o Homem de Ferro, Super Homem, Mulher Maravilha, Chiquinha, Chaves, Arlequina, Sininho, Pantera Cor-de-Rosa, Capitao América, Viúva Negra, Nick Furry e Thor.
                            
                          Integrantes da Liga Cosplayers Pará é uma das atrações do evento. Foto: Divulgação

“Belém 400 Anos” conta com a direção artística de Maurício Quintairos e direção de produção de Darley Quintas, diretores da Cia. de Arte Produções, além de Diego Quintairos, na iluminação; José Igreja e Cláudio Cannigia na sonoplastia; Amanda Quintas na assessoria de produção; Socorro Fernandes e Heloisa Martins na assessoria técnica; Rodrigues, Eder Lorrand, Keila Lima, Igor Marques, Danilo Rodrigues, Amanda Abreu e Wando Dias no apoio técnico; Kleber Dümerval, na área de Arte Design e Manoel Pantoja na fotografia e vídeos.

A realização é da Cia. de Arte Produções, com as seguintes parcerias: Governo do Pará, Fundação Cultural do Pará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro, Prefeitura Municipal de Belém (PMB), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Loja Sapatilhas, Lojas Dance Shop, HS Criações & Design, Miguel Maia Design Floral, Ballare e Liga Cosplayers Pará.

Serviço

“Belém Dança 400 Anos”, espetáculo de encerramento do evento em comemoração aos 25 anos da Cia. Arte e Produções. A partir das 17h, no anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). Entrada franca. Mais informações com Cia. Arte Produções: (91) 99966-101 e 9801-23947.


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso