Programação musical na Capela São José marca encerramento do "Círio de Todos os Timbres"



A cantora Carol Ferreira é uma das atrações do Círio de Todos os Timbres. Foto: Daniela de Nardi

O concerto “Solo Canto para Maria” vai concluir a programação do projeto Círio de Todos os Timbres, nesta quinta-feira, 20, às 18h, na Capela do Espaço São José Liberto (ESJL) - Praça Amazonas, s/n, Jurunas. Cantores independentes apresentarão músicas líricas e populares. O evento é gratuito e se harmonizará com a exposição Nossa Senhora de Nazaré entre Santos, instalada no local.

A apresentação conta com a participação das cantoras Carol Ferreira, Taleessa de Kássia Viana e Judite Ferreira. Também se apresentarão no evento Diego Oliveira, no teclado; Lucas Venâncio, no violino, e Jeiza Costa, na flauta.

O “Círio de Todos os Timbres” foi aberto no início do mês de outubro, no anfiteatro Coliseu das Artes do ESJL, sendo realizado, anualmente, em vários pontos da cidade, com apresentações de músicos renomados, grupos musicais do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), corais, bandas, grupos musicais da Juventude das Paróquias, além de exposições de fotografias e artesanato, e apresentações de dança, teatro e poesia.

Também foram feitas apresentações artísticas e culturais no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Saudação a Virgem de Nazaré, no Planetário do Pará; Encontro de Corais, na Igreja de Santo Alexandre; e o Duo Dione Colares e Paulo José Campos, na Catedral Metropolitana de Belém.

Música, dança, exposições e uma programação diversificada marcou a abertura do projeto, no Coliseu das Artes do São José Liberto. Fotos: Nailana Thiely

Parceria

Há cinco anos, o Círio de Todos os Timbres foi idealizado e coordenado pela professora Ana Telma Monteiro. O projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uepa é promovido pelo NAC, atualmente coordenado por Jhonata Silva, em parceria com espaços turísticos e culturais que promovem a arte e a cultura paraense.

O objetivo das programações, de acordo com Ana Telma, é fomentar a produção de práticas artísticas e culturais da região nas áreas da música, dança, fotografia, poesia, teatro e outras, destacando o "valor estético” que envolve a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. As apresentações ajudam a difundir a cultura paraense, expandindo as ações turísticas no período, através da promoção da cultura erudita e popular.

Ana Telma Monteiro, na abertura da edição 2016 do projeto, no Coliseu das Artes do ESJL. Foto: Nailana Thiely

O Círio de Todos os Timbres conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – OS gestora do Espaço São José Liberto - e Arquidiocese de Belém (Sé).

De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama/ESJL, a parceria com a Uepa na área de extensão, com ações culturais e artísticas, tem se renovado desde a primeira edição do projeto, reafirmando os objetivos do evento, promovendo os artistas locais e comunicando o universo cultural do Pará, democratizando, dessa forma, o acesso a eventos inéditos à população.

O Canto para Maria 

Uma das solistas a subir ao palco será Carol Ferreira. Veio dela a voz soprano que entoou cantos marianos, este ano, por ocasião do Workshop de Geração de Produtos promovido pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, visando à criação, pesquisa e produção da Coleção Joias de Nazaré 2016. Por meio do canto de Carol, acompanhada pelo músico Roger Santos, efetivou-se a direção artística e inspiracional ao coletivo de criadores de joias do Polo.

 Carol Ferreira e Roger Santos durante workshop para gerar a coleção "Joias de Nazaré 2016". Foto: Ascom Igama

No Círio de Todos os Timbres, a cantora interpretará Círio Outra Vez, do padre Fábio de Melo, e Senhora da Berlinda, do padre Antonio de Melo.

As contraltos Taleessa de Kassia e Larissa Moreira interpretarão em dueto Ave Maria, de Fafá de Belém; Círios, de Vital Lima; e A Padroeira, de Joanna, nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira. As cantoras vão estar acompanhadas pelo músico tecladista Diego Oliveira. 

Serviço

Apresentação do concerto “Solo Canto para Maria”. Quinta (20), às 18h, na Capela São José do Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas, em Belém. Entrada franca.

Luciane Fiuza - Ascom Igama e Renata Paes – Ascom Uepa     

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso