Beleza e inovação marcaram o desfile do Polo Joalheiro no Amazônia Fashion Week

Público prestigiou o desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará. Foto: Ascom Igama

Com o tema "A Poesia das Identidades nas Joias Amazônicas”, um desfile de joias do Polo Joalheiro do Pará abriu o 10º Amazônia Fashion Week (AFW), na noite da última terça-feira, 8, no Museu do Estado do Pará. Para expressar a narrativa da criação poética das peças inspiradas no imaginário cultural amazônico e na diversidade das suas identidades, foram apresentadas 49 joias exclusivas em ouro e prata com design contemporâneo, processos sustentáveis, gemas minerais, orgânicas e vegetais, criadas por 23 empresas formais e empreendedores criativos informais, e 19 designers e criadores de joias do Programa Polo Joalheiro do Pará.

Considerado o maior evento de moda da Região Norte, o AFW é realizado pela Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia (Costamazônia) e organizado pela advogada, professora e jornalista especializada em moda Felícia Assmar Maia. Na quinta-feira, 10, a partir das 18h, com entrada franca, o Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto recebe a tradicional “Noite dos Novos Criadores”, com 12 desfiles apresentando criações de estudantes e recém-formados em Moda.

Uma das convidadas do evento, a jornalista paulista Ana Paula Andrade, editora da Revista Manequim/Caras, destacou a reutilização de matérias-primas que iriam para descarte na produção das joias. “Esse material foi reaproveitado e resultou em peças únicas. Isso eu acho muito bonito, um resultado lindo!”, apontou.

Um dos trabalhos que o público conferiu no desfile foi o colar “Orquídeas da Amazônia Brasileira”, feito em prata com água marinha e um fragmento de louça portuguesa, criação da designer e artista plástica Celeste Heitmann, com ourivesaria de Ednaldo Pereira. Na coleção Memória Afetiva, ela já usava as louças de família para criar joias, assim como o filtro de café usado, que vira matéria-prima para bolsas e joias, pesquisas que têm aprofundado em seus recém-completados 30 anos de carreira.
                           Colar "Orquídeas da Amazônia Brasileira", de Celeste Heitmann. Foto: Divulgação

Joias com identidade, memória e afeto

As 38 joias em prata e 11 em ouro destacaram ametistas, citrinos, granadas, esmeraldas, porcelana antiga, madeira imbuia, chifre de búfalo, abalone e gemas vegetais de chocolate, pimenta, jambu e tucupi. Maxicolares, grandes pingentes e brincos, além de braceletes e anéis apresentados no desfile, revelaram tendências da moda e destacaram processos inovativos, desenvolvidos no âmbito do programa, como a incrustação paraense e as gemas vegetais, que conferem colorido especial e novas cores e formas a joias e gemas, com utilização de insumos da natureza em processos sustentáveis.

De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social que gerencia o Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro, mantidos pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a partir dos meios expressivos de cada autor, designer, ourives, lapidário, cravador e mestre do artesanato, “transferimos ao objeto-joia os conteúdos significativos e simbólicos que preservam e difundem nossas identidades, história, memória e afeto de um povo e de um lugar denominado Amazônia”.

Rosa Helena Neves, diretora do Igama/Polo e Ana Paula Andrade, editora da Manequim/Caras, na aberttura do AFW 2016. Foto: Ascom Igama  

As joias apresentadas no desfile, segundo a diretora, podem ser vistas como encantadoras e inteligentes expedições que percorrem trilhas que levam ao fantástico mundo da beleza e da inovação, onde se destacam as seguintes poesias: aningas da vida ribeirinha, vida marinha, chuva de Belém, borboletas e seus beija flores, orquídeas paraenses, gemas minerais, a lenda do muiraquitã, o Círio de Nazaré, os urubus do Ver-o-Peso, a arquitetura da Cidade Velha, o Mercado de Carne e a admirada gastronomia paraense. 

A religiosidade do paraense e um dos ícones de sua festividade maior, foi representada, por exemplo, no colar “Grito e Fé” - concebido por Eli Cascaes, em prata, torçal de fio de seda, citrino, esmeralda e ametista – e no bracelete “Fé”, em prata com citrinos, criação de Rosa Castro.

Bracelete "Fé", criado por Rosa Castro, que integra a coleção Joias de Nazaré 2016, do Polo Joalheiro. Foto: Mácio Ferreira - Agência Pará

O conjunto de pingente, brinco e anel “Sol do Marajó”, criado Nilma Arraes com ourivesaria de Francileudo Furtado, destacou gemas vegetais de açaí - criadas pelo mestre ourives e pesquisador Paulo Tavares e produzidas exclusivamente pela empresa Mônica Matos Joias da Amazônia.

Referências à riqueza da flora amazônica podiam ser vista no conjunto de brinco, pingente e anel em ouro com quartzo fumê “Folhas”, da empresa Joiartmiro, com criação e ourivesaria de Argemiro Munõz. Já a poética “Chuva de Belém” foi referendada nos brincos em ouro ametistas ovais, da empresa HS Criações e Design, em uma criação de Alexandre Santiago, responsável pela ourivesaria da joia, junto com Ednaldo Pereira.

A dentista Ely Machado Alves também falou sobre o desfile e sobre o trabalho desenvolvido pelo Programa Polo Joalheiro. “A gente tem designers, artesãos, artistas fabulosos, que têm a capacidade de transformar aquilo que a gente sente e quer em uma joia. Sou uma admiradora do trabalho do Polo porque ele representa, realmente, as nossas riquezas e as nossas habilidades. De vez em quando eu vou lá e adquiro alguma coisa pra presentear e também para homenagear com o que nós temos de belo”.
Bracelete "Ver-o-Peso", criação de Marcilene Rodrigues, em prata envelhecida com gema vegetal de pimenta, que integra a coleção "Joias na Belém 400 Anos: Cultura, História e Natureza", do Polo. Foto: João Ramid AIB

Participaram do desfile as seguintes empresas, designers e demais empreendedores criativos do Polo Joalheiro: Argemiro Muñoz, Barbara Muller, Beta Freitas, Camilla Amaral, Celeste Heitmann, Circe Silva, Eli Cascaes, Helena Bezerra, Ivam Pereira, Ivete Negão, João Sales, Joseli Limão, Júlia Mendes, Marcilene Rodrigues, Nilma Arraes, Paloma Vale, Rosa Castro, Rosáurea Simões, Amajoia, Amazon Arte, Amorimendes, Antônio Tavares, Belart Art, D’Sales, Danatureza, HS Criações e Design, Joiartmiro, Sila Basila e Tavares Arte em Joias.

Ascom Igama

Por Luciane Fiuza




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso