A diretora do IGAMA Rosa Helena Neves e Jana Alexandre, que esteve no Espaço São José Liberto para conhecer a experiência do Programa Polo Joalheiro | Foto: Ascom/IGAMA 

Esteve no Espaço São José Liberto na última sexta-feira, 16, a socióloga Jana Alexandre Oliveira que está trabalhando na elaboração do plano de marketing do Arranjo Produtivo Local de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul. A Governança do APL de Pedras, Gemas e Joias já tem um plano de desenvolvimento e também tem por objetivo construir uma agenda de ações coletivas. O APL é um conjunto de empresas locais que mantem relações de interação, cooperação, comércio, tecnologia e aprendizado, tal qual o Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias – Polo Joalheiro.

A pedido do APL Gaúcho, Jana conheceu a experiência do Programa Polo Joalheiro do Pará e sua conexão com o Espaço São José Liberto com destaque para o funcionamento integrado das políticas públicas de desenvolvimento econômico, turismo, educação, profissional, cultural, ciência e tecnologia e inovação destinados ao setor produtivo de gemas e joias do Pará por meio do Governo do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e do Instituto de Gemas e Joias do Pará.

A realização da programação do intercâmbio entre as experiências foram efetivadas com visitas técnicas ao ESJL e a unidade produtiva da Empresa de Joias Ourogema que dispõe de uma loja no Espaço. Outra atividade desta ação constitui-se na realização de entrevistas coma gestora do IGAMA, Rosa Helena Neves, e com o proprietário da microempresa paraense de Gemas e Joias, o senhor Marcelo Monteiro da Silva.

Os conteúdos do intercâmbio efetivado pontuaram os seguintes temas: funcionamento da cadeia produtiva de gemas e joias atendida pelo Programa Polo Joalheiro/PA; Governança e estratégias efetivadas; Plano Anual de Trabalho; as relações existentes com o Núcleo Estadual do APL/Pará; funcionamento do APL no ESJL; gestão e negócios; formas de cooperação existentes entre empresas, classificação das empresas que integram o Arranjo; funcionamento de inserção dos produtos do Polo Joalheiro no mercado; formas de organização da produção local; mecanismos e divulgação das ações realizadas; instituições e entidades parceiras do APL; mudanças ocorridas a partir do funcionamento do ESJL e do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias – Polo Joalheiro do Pará.

Para Jana, o ESJL possui muitos diferenciais, pois “agrega outras formas: traz a moda, o turismo, a cultura e essa junção de forças e experiências só fortalece todos os segmentos”. Em termos de organização, Jana destaca que é “interessante existir uma instituição especifica que faz a gestão, porque às vezes o próprio empresário não tem condições de cuidar do seu negócio e dedicar um tempo para o segmento como um todo”.

Na ocasião, a visitante foi presenteada com um bride do ESJL produzido pelo empresário e artesão Guilherme Júnior e pode conhecer a Capela, o Museu de Gemas do Pará, o anfiteatro Coliseu das Artes, a Cela Cinzeiro, o Jardim da Liberdade, o Espaço Moda e loja de joias Una e ver de perto as joias, gemas, artesanatos e acessórios de moda, assinados por designers, estilistas e mestres artesãos, e produzidos por grupos de micro e pequenos empresários locais. 

Ascom/IGAMA




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso