Espaço São José Liberto recebe programação do Encontro das Cidades Criativas da Unesco

Espaço São José Liberto recebe programação do Encontro das Cidades Criativas da Unesco | Foto: João Ramid

Belém é a primeira cidade das Américas a sediar o Encontro das Cidades Criativas da Gastronomia. A programação ocorre no período de 07 a 11 de novembro, em vários pontos da cidade e no dia 09, a partir das 9h, será realizado no Espaço São José Liberto o workshop “O que a biodiversidade oferece para gastronomia e o que a gastronomia pode fazer para a biodiversidade?”.

Pesquisadores nacionais e internacionais trocarão experiências e informações sobre o tema, como Carlos Alfredo Joly com a fala “Explicando a biodiversidade”, Braulio Ferreira de Souza Dias discutindo “Conservação e uso: o quadro internacional atualizado”, Charles Roland Clement em “Com raízes na pré-história: nativo, exótico, selvagem, domesticado?”, Fernando Jares Martins com a apresentação “Com raízes na história: diversidade como recurso”, Gleen H. Shepard com apresentação sobre “A etnobotânica e o alimento: tradições e fronteiras”, César Mendes discute “Do conhecimento ribeirinho aos mercados” e Roberto Smeraldo fala sobre “O desafio do uso e a cadeia de valor: rumo ao Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade”.

No mesmo dia, às 16h, também será realizado o "Desafio dos Chefs - Cooking Show", que reunirá chefs internacionais da comitiva da Unesco a chefs paraenses e outros convidados de diversas regiões do Brasil. Os chefs visitantes terão que cozinhar usando ingredientes típicos do Pará e de outras regiões do mundo, criando, ao vivo, pratos inusitados e inéditos.
Já são pelo menos doze nomes confirmados para esta etapa da programação: Artur Bestene (Belém), Pablo Guzmán (Colômbia), Saulo Jennings (Santarém), Brian Smith (Tucson, Estados Unidos), Isabel Hagennan (Florianópolis), Xing Qiao (Chengdu, China), Paulo Anijar (Belém), Ibrahim Doga (Turquia), Ofir Oliveira (Belém), Seyed Morteza (Rasht, Irã), Daniela Martins (Belém), Johan Gavelin (Ostersund,Suécia), Ângela Sicilia (Belém) e Miguel Bahena (México). Os chefs Alex Atala e Roberto Smeraldi irão apresentar os ingredientes que serão usados no desafio para o público, falando sobre a sua origem e principais usos. As inscrições para o Workshop de Gastronomia e Biodiversidade e para assistir o "Desafio dos Chefs - Cooking Show" já estão encerradas.

Encontro Mundial das Cidades Criativas de Gastronomia | Arte: divulgação

O Encontro das Cidades Criativas é realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Prefeitura Municipal de Belém. O evento ocorre na capital paraense dois anos após Belém ter conquistado o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2015, concedido a apenas 18 localidades em todo o mundo.

A abertura do Encontro das Cidades Criativas da Unesco foi realizada ontem, 7, no Palácio Antônio Lemos, com show de Dona Onete e apresentação da Banda da Guarda, com repertório do Maestro Waldemar Henrique. Hoje 8, a comitiva visita a ilha do Combu, onde conhece a cadeira produtiva da mandioca e do cacau. No Ver-o-Rio, povos indígenas apresentam sua cultura com danças, artesanato e pintura. Aberta ao público, a noite segue ainda com show de carimbó e escola de samba.

No dia 10 a comitiva conhecerá o maior mercado a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso. A programação na feira promoverá ainda um intercâmbio dos chefs com as boieiras da feira. A cantora Fafá de Belém encerra a noite com show aberto ao público no Portal da Amazônia, com carimbó e guitarrada. No último dia do Encontro, 11, o grupo fará uma visita ao Parque do Utinga e participará de um almoço para convidados no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O evento conta com o apoio do Instituto de Gemas e Joias do Pará, organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, por meio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia. 

Serviço
Programação do Encontro das Cidades Criativas da UNESCO
Workshop “O que a biodiversidade oferece para gastronomia e o que a gastronomia pode fazer para a biodiversidade?”, 9h
Desafio “Cooking Show”, 16h

Local: Anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto
Mais informações em http://www.belemcreativecity.com/

Ascom/IGAMA com informações do site oficial Belém Creative City




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso