Exposição "Revoada" é apresentada no Espaço São José Liberto

Será aberta no próximo dia 16 de novembro, no Espaço São José Liberto, a exposição de joias “Revoada: Coleção de Joias do Pássaro Junino” desenvolvida pelo designer José Leuan e contemplada pelo Edital Prêmio de Produção e Difusão Artística do projeto SEIVA, da Fundação Cultural do Pará. Na ocasião da abertura, também haverá uma pequena apresentação do grupo do Pássaro Junino Uirapuru.

A “Coleção Revoada” tem inspiração nos Pássaros Juninos de Belém, manifestação cultural popular típica do mês de junho em Belém, por meio de cortejos que reúnem vários mitos amazônicos, e contam histórias a partir de um personagem central, o Pássaro. Ao total, são 81 peças, entre brincos, pingentes, anéis e pulseiras, em prata, combinadas com gemas, como granadas, quartzo róseo, madrepérola e citrino, sendo que algumas joias foram produzidas com a técnica de incrustação paraense.


Ensaio fotográfico com as joias da coleção “Revoada” | Fotografia: Breno Nonato

Ensaio fotográfico com as joias da coleção “Revoada” | Fotografia: Breno Nonato

A inspiração do designer José Leuan vem desde a infância, quando assistia as apresentações de Pássaros Juninos: “sempre gostei de assistir as peças e toda aquela fantasia daquele mundo me deixava encantado, mas até que houve um momento em que eu não consegui ter mais notícias sobre esses grupos e isso acabou caindo em esquecimento na minha mente”. Alguns anos depois, após ver uma notícia sobre a manifestação popular, o designer disse que sentiu vontade de fazer algo relacionado ao tema: “eu vi nas Joias, a oportunidade de falar deles com todo o brilho que eles merecem”.
A escolha do Espaço São José Liberto para o lançamento e exposição da “Coleção Revoada” não é por acaso, já que foi no ESJL que Leuan iniciou as suas atividades no setor de joalheria: “convivendo com esse meio, surgiu a vontade de ter uma exposição minha no espaço, então realmente, o fato do São José Liberto ter me dado esse apoio foi de muita importância pra eu conseguir realizar esses meus sonhos”.

A exposição não tem fins lucrativos, devido ao contrato estabelecido com a Fundação Cultural do Pará, por isso as peças do acervo da exposição não serão comercializadas, mas poderão ser encomendadas posteriormente. O programa Seiva, desenvolvido pela FCP, oportuniza diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício nas mais diferentes vertentes de linguagens artísticas e socioculturais, por meio de editais, prêmios e leis de incentivo. O Edital Prêmio Produção e Difusão Artística 2017 é para projetos artísticos voltados para a produção e difusão artísticas expressivos da cultura paraense nas linguagens e/ou áreas visual, cênica, musical e design. O evento conta com o apoio do Instituto de Gemas e Joias do Pará, organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, por meio da Secretaria de Estado pelo Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

Serviço
Abertura da exposição de joias “Coleção Revoada”
Data: 16 de novembro, às 17h, na área de exposições do ESJL 
Período de visitação: de 16 a 26/11 | Entrada franca.

Ficha técnica
Curadoria: Rosângela Gouvêa
Ourivesaria: Ednaldo Pereira
Fotografia: Breno Nonato
Maquiagem: Altairley Mendonça
Modelos: Brenda Paes e Taís Carneiro




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso