Lançamento da coleção de moda “Amazônia Imaginada” no Espaço São José Liberto

Colar de Bianca Camino | Fotografia: Luan Neves |
Produção de moda: Diogo Carneiro | Modelo: Tayna Carvalho

No próximo dia 24 de abril, a partir das 16h, o Espaço São José Liberto promove a abertura da exposição de produtos de moda “Amazônia Imaginada”, composta por um editorial produzido com as peças da nova coleção de moda, de mesmo nome da exposição, e que será lançada no mesmo dia.

Ao total, mais de 100 peças de autoria, de 16 empreendedores de moda que integram o coletivo Arranjo Produtivo de Moda, Design e Indústria do Vestuário, compõem a nova coleção “Amazônia Imaginada”, formada por brincos, anéis, pulseiras e bolsas que tem em comum a relação com elementos amazônicos desenvolvidos por designers, produtores e estudantes dos cursos de Moda, da Universidade da Amazônia, e de Design, da Universidade do Estado do Pará. A coleção é fruto do workshop de Geração de Produtos: Acessórios de Moda 2018, ministrado pela consultora Yorrana Maia, em 2017, também diretora criativa da coleção.
Colar e brinco de Erivaldo Jr. | Fotografia: Luan Neves |
Produção de moda: Diogo Carneiro | Modelo: Marília Moutinho

Brinco de Ivam Pereira | Fotografia: Luan Neves |
Produção de moda: Diogo Carneiro | Modelo: Tayna Carvalho
O processo criativo dos designers e criadores teve inicio de forma coletiva no workshop com a discussão sobre a parte conceitual da metodologia desenvolvida e o propósito de cada marca em comunicar a sua identidade. No segundo momento, os empreendedores geraram ideias para a nova coleção e, por fim, cada criador recebeu uma orientação individual com a facilitadora do curso sobre as propostas apresentadas. Para Yorrana Maia, a proposta do workshop, como ferramenta para dinamizar as individualidades de criações de cada autor, foi voltada para “discutir um pouquinho desse novo cenário da moda, que fala de moda com propósito, que fala de design essencial, então a gente propôs uma discussão, qual o propósito de cada marca existir e aí depois tentar pensar o que seria a essência amazônica dentro do contexto de cada marca”. 

A diretora criativa da coleção afirma que a experiência “foi muito especial porque nos propomos, eu e os criadores, a pensar sobre questões essenciais para novos tempos como o propósito de cada marca e como eles enxergam a essência amazônica a partir das suas historias e vidas. Assim, surgiu uma ‘Amazônia Imaginada’ por cada um daqueles criadores!”. Ainda para Yorrana, os produtos resultantes da oficina “são parte dos olhares, histórias e lugares que cada um enxerga como sua essência conectada ao seu propósito como marca ou criador. São peças que unem inspirações e matéria-prima amazônicas como uma estética que dialoga com entre o local e o global”.

Colar de Jéssica Carvalho | Fotografia: Luan Neves |
Produção de moda: Diogo Carneiro | Modelo: Tayna Carvalho

Bolsa Luti Bolsas | Fotografia: Luan Neves |
Produção de moda: Diogo Carneiro

As empresas e empreendedores criativos que fazem parte da nova coleção são: Altairley Mendonça, Ana Everdosa, Bianca Camino, Brenda Lopes, Camilla Amarall, Celeste Heittman, DaNatureza, Erivaldo Júnior, Ivam Pereira, Ivete Negrão, Jéssica Carvalho, José Leuan, Lilia Lima, Luti Bolsas, Rosa Castro e Rosáurea Simões. A abertura da exposição e o lançamento da coleção “Amazônia Imaginada” são uma ação promovida pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – OS que gerencia o Espaço São José Liberto, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do Governo do Pará e o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais em parceria com as 16 marcas de moda autoral.

Serviço
Abertura da exposição e lançamento da coleção de acessórios de moda “Amazônia Imaginada” 
Data: 24 de abril de 2017 | Local: Salão de Exposições do Espaço São José Liberto | 16h
Visitação: de terça a sábado, de 9h às 18h, domingo e feriados, de 10h às 16h
Entrada franca




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso